[ITINERARIO] PEDRO PINTO

[JUSYBLAZZ] (1994-98) – Eram uma típica banda de garagem da década de 90. Houve outros projectos que os precederam, que lhes deram sentido (Tripnoia, TTAVCT) e que envolviam vários amigos músicos que partilhavam o mesmo espaço físico: a 'garagem do Gordo Manel'. A banda começou com Manuel Châmbel, João Palha, Pedro Pinto e Ricardo Torrão num formato acústico, mas cedo perceberam que o Rock eram o destino mais que certo. Pouco depois entrou a Rita Vargas e mais tarde o Celino Santos. Ainda passaram pela banda o Nuno Páscoa e o Mário Marcão.

[WHY] (2002-05) – Com influências do rock que se fazia nas décadas de 60 a 90, misturaram alguns covers versionados ao seu repertório de originais. Explosivos em palco e meticulosos na composição e arranjos dos temas, as letras reflectiam um pouco de tudo o que se passa na sociedade à sua nossa volta. A banda começou com André Peixe, David Costa, Pedro Pinto e Ricardo Torrão mas ainda contaram com a presença de Ricardo Ventura como convidado e de Frank Heijster, Celino Santos e André Pinto no papel de vocalista principal, sendo que com André Pinto venceram vários concursos de bandas e atingiram uma maior notoriedade.

[THE BALLIS BAND] (2006-12) – Banda de originais ao estilo Blues/Rock muito marcante no circuito eborense, conhecida pelas músicas originais inspiradas na década de ’60, pelas performances de um conjunto muito coeso mas principalmente pela prestação em palco de Ana Miró. Na última fase a banda era constituída por Ana Miró, João Costa, João Vieira, Pedro Pinto e Sérgio Bolota. Fizeram parte da banda João Aleixo, Tiago Gonçalves, Pedro Cameirão, Luís Luz e Chico Ballis, que inspirou o nome da banda.

[KAZOO LOVE ORCHESTRA] (2006-2010) – Projecto de originais e covers com uma sonoridade vincadamente acústica, músicas simples, melódicas, biográficas e introspectivas. Esforçavam-se por se apresentar ao vivo com maturidade musical e um extremo cuidado a nível de arranjos vocais. A ideia nasceu da vontade de Pedro Pinto em juntar os seus temas originais compostos desde 1994 e dá-los a conhecer com uma roupagem acústica. Com esse propósito convidou o irmão André Pinto e Marta Graça para o ajudarem a pôr o projecto de pé. Em formato banda, apresentavam-se ainda com João Aleixo e Marcus Bruno.

[CANTAR ABRIL EM MAIO] (2011) – Projecto de tributo ao Cante Livre e à Música de Intervenção portuguesa. Foi um espaço e um momento de reencontro de temas clássicos de Abril com os sons e palavras que emergiram do quotidiano em novos temas originais de alguns dos elementos que compunham o projecto. Em palco a mística dos temas de intervenção entrelaçava-se com as sonoridades e críticas atentas de novos cantautores. Fizeram parte: Bruno Cintra, Daniel Catarino, Daniel Meliço, Eddy Slap, Luís Pucarinho, Nuno do Ó, Paulo Pereira, Pedro Pinto, Susana Russo, Tó Zé Bexiga, Ulisses Couvinha e Ze Peps.

[VOZ À RUA] (2014) – Com base no projecto 'Cantar Abril em Maio', um grupo ecléctico de músicos eborenses, representativo de várias áreas e estilos musicais, apresentou-se à cidade com um repertório de temas míticos da Música de Intervenção Portuguesa, feitos e interpretados pelos mais marcantes cantautores e entretanto versionados num estilo e sonoridade muito próprios e característicos deste projecto, coabitando harmoniosamente com novos e originais temas de alguns dos membros que compunham este ensemble. Fizeram parte: Amilcar Vasques-Dias, Daniel Catarino, Daniel Meliço, Filipe ‘Xinês’ Caeiro, Luís Pucarinho, Mara, Nuno do Ó, Paulo Pereira, Pedro Pinto, Tó Zé Bexiga, Ulisses Couvinha e Ze Peps.

[PEDRO PINTO] (2012…) – Desde 1992 que compõe em português e inglês, temas que fizeram parte do repertório de várias bandas e projectos e muitos que foram ficando na gaveta. Em 2012 decidiu lançar-se a solo para apresentar alguns dos seus inéditos e preparar um novo espectáculo, exclusivamente em português, bem como trabalhar num registo de estúdio. Normalmente presenta-se ao vivo em modo banda ou trio acústico – Pedro Pinto e Os Gandins – e por vezes a solo. Além dos seus espectáculos de originais, actua paralelamente com as bandas de covers ‘GPP Trio’ e ‘TakiBand’.


..

..