JUSYBLAZZ [►]


Os JusyBlazz formaram-se em meados de 1994 como uma típica banda de garagem. Houve outros projectos que os precederam e que, de certa forma, lhes deram sentido. Esses outros projectos (Tripnoia, TTAVCT, Deepest, Irradiados do Sul) envolviam vários músicos e amigos que partilhavam o mesmo espaço físico, a Garagem do Gordo Manel. A garagem foi palco e casa de ensaio para os JusyBlazz desde '94 até '98.

A banda começa com o Châmbel, Palha, Pinto e Torrão num formato acústico só com guitarras e percussão, mas cedo perceberam que os instrumentos eléctricos e o Rock eram um destino mais do que certo. Pouco depois entra a Ritinha, que veio trazer uma nova alma às músicas.

A fórmula de base, no início, consistia em temas originais do Palha (João Nunes), arranjadas por todos, e alguns covers. Mais tarde o Pinto e o Torrão começaram a fazer músicas para o conjunto. Ainda houve contributos do Celino e da Ritinha para alguns temas, que sempre contaram com o toque espical do Châmbel. Era uma fórmula com algum sucesso, sempre nos meandros da língua inglesa. Apenas uma música foi escrita com letra em português - Histórias da Vida - mas nunca chegou a ser utilizada em concerto, apenas em festas de amigos.

Desde '96, deram alguns concertos, a maioria dos quais em festivais ou concursos de bandas com a presença de outras bandas de Évora: JAM, Faceless, Prime, Wild Angels, Sortilégio, Dominus, Swamp, Blue Dolls, Houdini Blues, Naif, Karceron, entre outros.

Em '98 o Palha decide sair da banda e os outros membros, com vontade de continuar, convidam o Celino para ser o vocalista a par com a Ritinha. Neste período continuaram a tocar os temas do Palha mas foi quando o Pinto e o Torrão começaram a fazer temas originais para a banda.

No final de '98, depois da extinção dos JusyBlazz, houve a tentativa de dar continuidade à sonoridade característica destes com um outro projecto que só viu a luz do dia uma única vez no bar da Associação Tás a Mudar, nos antigos Celeiros da Epac (Évora).

A par com os JusyBlazz, o Pinto e o Torrão foram dando vida a um outro projecto (WHY) que mantinha algumas das características dos JusyBlazz mas trazia algo de diferente ao que já vinha sendo feito. Os JusyBlazz sempre foram marcadamente alternativos na generalidade do mundo Rock e mostravam ter uma sonoridade característica e inconfundível. O Palha, Châmbel e Ritinha formaram um trio de bossa nova e música brasileira de seu nome Trio Amok. O Chêmbel ainda esteve envolvido na banda de covers Gaffe e na banda de originais Sweat.

Hoje, com novos projectos e bandas que foram aparecendo, e outros que nem chegaram a ver a luz do dia ou pouco tempo duraram, continuam-se a ouvir os temas originais apresentados pela primeira vez em palco pelos JusyBlazz. Temas como o False Drop, Passage Back, Top Of The Buinding, Celta, entre outros, vieram enriquecer o repertório de bandas como os WHY e a Kazoo Love Orchestra.

Embora tenham acabado, com a sua 3ª formação, no ano de 1998, ainda se fala sobre a possibilidade de um último concerto...


[GRABACIONES]

CONCURSO DE BANDAS 98

DEMO

LIVE STUFF


[NET]

MYSPACE

[GENÉRICO]

JUSYBLAZZ


[CONTRIBUYENTE]